Textura → Confira minhas dicas de grafiatos e texturas [VEJA!]

Se você quer uma parede diferente na sua casa nova, ou até mesmo dar um upgrade nas que você já tem, a textura é uma excelente opção.

textura de papel

textura com desenho

textura com massa acrílica

Existe uma gama enorme de variedades, tanto de tipos de textura de parede, como formas de fazer, você pode tê-las, por exemplo, com um papel de parede, tinta, gesso, ou azulejos.

textura com desenho em blocos

textura papel branco

Textura: Tipos

Exitem hoje diversos tipos de produtos para parede, as regulares quantos as irregulares, que podem ser feitas com azulejos em mosaico ou os que imitam pedras rústica, quanto podem ser feitas de gesso, ou as mais tradicionais, feitas com grafiato.

textura tipos artes com rolo

textura tipos para sala

textura tipos para parede

Azulejos

  • Efeito ótico

Dentre as feitas com azulejos, uma opção diferente são aqueles que produzem ilusão de ótica, como estreladas, eles podem ser tanto em relevo, quanto com o efeito dado de acordo com a luz.

  • Coloridos

Outro modelo que está voltando a invadir as casas hoje em dia, em cômodos como cozinha, banheiro e salas, e até mesmo no lado de fora, são os azulejos coloridos, eles podem ser lisos, ou também podem compor um mix de estampas, há também aqueles que imitam cartazes antigos, vintage.

Os azulejos coloridos podem ser organizados de forma aleatória com textura tipos colorido, sem combinar mesmo, pois essa mistura, o mosaico, é o que dá o charme para o ambiente, deixando retro.

  • Pedra

Se você quiser algo rústico, mas também elegantíssimo, tem acabamento filetado, que é outra opção de azulejo, eles imitam pedras alinhadas em fileiras, assemelham-se muito aos tijolos à vista, ou também chamados de expostos. As opções dos blocos vão além das misturas de tons alaranjados, podendo ser beges, cinzas e até marrom.

textura tipos com rolo

textura tipos imagem visual

Outra escolha ainda mais rústica e igualmente moderna é a  de cimento queimado. Assim como as de pedras, essas paredes rústicas ficam bem combinadas com uma decoração neutra, pois proporciona um contraste legal.

Se o seu lance realmente não é o rústico, nem o retro, existe também as de acabamento metálico, que deixam o ambiente sóbrio e ao mesmo tempo, muito elegante.

Mas é importante lembra que, seja qual for a sua escolha, o ambiente ficará muito melhor e você consegue destacar ainda mais a texturas tipos de parede se apenas uma das paredes recebê-la.

Rolo

Uma forma muito mais fácil e diferente de aplicar uma textura com rolo de parede, que você pode fazer por conta, é através do rolo texturizado.

Trata-se de um rolo comum, porém, ao invés da espuma, ele é rodeado de um auto-relevo feito de borracha, que quando molhados na tinta e passado na parede, produz uma estampa formada pelo relevo de borracha.

textura com rolo cor vermelho

textura com rolo de espuma

textura com rolo cor cinza

Você pode encontrar tais rolos em lojas de materiais de construção, ou ainda em casa de artesanato e bricolagem.

Antes, para encontrar os rolos texturizados, era preciso procurar muito, e ainda, só conseguia variedade quando era importando, mas hoje em dia, já temos uma variedade de modelos nacionais no mercado.

Você pode usar o rolo em uma parede colorida, porém esteja ciente de que a cor da parede poderá afetar a cor das texturas com rolo e tipos da estampa.

O ideal é que a parede seja branca, e a estampa colorida, em casos contrários, certifique-se de testar antes em apenas um pedaço antes de ir passando uma fileira inteira.

textura com rolo cabelo de anjo

textura com rolo simples

Caso você não goste dos modelos dos rolos existentes, ou esteja sem orçamento para comprar um, há a possibilidade de fazer sozinho, podendo colar uma renda grossa ou guippir, ou ainda criar algo novo com EVA, e depois colarem um rolo sem a espuma.

Modo de Usar

Para usar o rolo texturizado você precisa ter coordenação motora, para que aplique com firmeza, e lembrar-se de manter sempre o mesmo sentido.

textura de parede duas cores

textura de parede para escritório

E também só deve ser passado uma vez a textura, não pode ficar descendo e subindo, várias vezes, como em um pintura normal, por isso que é importante ter firmeza, uma vez que não poderá passar novamente, pois é muito difícil passar duas vezes exatamente no mesmo lugar, quem dirá mais que isso.

textura de parede diversos

Existem dois tipos de trabalhos a serem feitos com o rolo, você pode passar na tinta comum e pintar em cima da parede, como o dito anteriormente, ou ao invés de pintar, você vai passá-lo em uma parede com massa acrílica fresca, fazendo com que a estampa afunde na massa, deixando um relevo.

Veja Como Fazer

  • Pintura

Você deve colocar apenas o necessário de tinta em uma bandeja, e após mergulhar, deve deixar que o rolo escorra, para só depois passar na parede, pois quanto mais enxuto o rolo ficar, mais definido o desenho vai ficar na hora de estampar e diminuirá as chances de escorrer ou respingar.

Mas têm ainda alguns modelos que vêm com dois rolos: além do emborrachado, que deixará a estampa na parede, virá também um de espuma, com a finalidade de absorver o excesso de tinta.

  • Relevo

Nessa técnica o rolo vai criar fissuras na massa, fissuras quais serão a estampa. O traço vai depender da quantidade de massa acrílica usada e da pressão que será feita com o rolo.

Para finalizar bem a parede, o ideal é que espere um dia inteiro para que a massa seque, e então use uma lixa número 150 para passar de leve sobre a massa texturizada, para remover totalmente o áspero que eventualmente possa ter ficado.

E por fim, usando um pincel totalmente seco, é preciso espanar todo o pó da parede lixada e então aplicar gel na mesma. As faixas de preço dos rodos são de 30 reais.

Grafiato

O grafiato de textura é aquele tipo de parede mais comum nas casas, pois além de um ótimo custo, seus efeitos são bem variados e únicos, podendo ser em vários sentidos, como horizontal, e, vértice, em círculos, na diagonal ou cruzando, ou também pode optar por sobrepor camadas de massas, dando um visual bem rústico.

Resultado de imagem para textura de parede modelo grafiato riscado

Além dos variados tipos de riscos nas texturas de grafiato, ainda pode ser feito com qualquer cor. Sendo das mais neutras, como bege, amêndoa, que combinam com qualquer decoração, como as mais fortes, tipo o vermelho e laranjada.

textura de parede modelo grafiato

textura para parede grafiato simples

textura para parede grafiato com rolo

De Parede

Existem três tipos de massa para textura de parede, a feita com pó de quartzo, e com grãos de quartzo e a lisa. Cada massa produzirá um efeito diferente, indo de um modelo sofisticado a um mais rústico.

textura de parede preço

textura de parede cor verde

Uma das vantagens dos grafiatos é que ele são resistentes e feitos e podem durar por muitos anos, quando feitos por profissionais. Os mais usados são o malha oito, o 10 e o 12.

textura de parede com argamassa

textura de parede para sala

textura de parede simples de fazer

A diferença entre eles é o que o oito, por exemplo, tem um estilo mais rústico, adequado para texturas de paredes nas partes exteriores da casa. Já a 10 é a mais usada de todas, e pode ser usada em todos os tipos de cômodos.  Por fim, a malha 12 é mais fina, e perfeita para lugares que queria remeter um aspecto mais delicado.

Preço

O preço da textura não é muito alto e chega a significa 70 menos no orçamento do acabamento do que as outros tipos.

A mão de obra entre 15 reais o metro quadrado, já o preço do produto varia muito de estado para estado, mas fica na média de 50 reais o quilo.

textura preço variados

textura preço com risco marrom

Mas você também pode fazer você mesmo a massa. Para isso, de material, irá utilizar um saco de cimento-cola, contendo 20 quilos, e metade de um quilo de grão de área malhar, sendo de dois ou três mm; cerca de 200 ml de selador acrílico puro e 3,8 litros de água.

E para preparar você precisa misturar a areia com o cimento-cola em uma balde grande e depois disso, misturar o selador com um pouco de água e mexer muito bem. Então vá adicionando água conforme for sendo necessário, até a massa ficar bem homogênea.

textura preço com riscos

Quando chegar a consistência desejada para o grafiato, deixe que a massa seque por nada mais que 15 minutos, e em seguida deve voltar a mexer.

Depois de pronto o grafiato já pode ser usado ou até guardado em um saco plástico bem fechado, em que não entre nada de ar, de modo que possa ser utilizado mais tarde.

textura preço com três modelos

O grafiato, apesar de ainda ser muito usado, talvez por ser o mais fácil de encontrar, com o menor preço grafiato e mais popular, não tem muito valor hoje em dia quanto às outras.

Não se vê mais grafiatos em revistas de decoração e arquitetura, por exemplo, mas é uma boa pedida para quem não tem muitas opções e não quer uma parede vazia.

Resultado de imagem para textura preço para parede interna

Os que estão bem em alto são os azulejos que imitam bem pedras e os coloridos em mosaico, e também o papel de parede, justamente por ser variada, uma vez que existem incontáveis estampas, textura, preços diversos, etc. Já o rolo texturizador, apesar de ser uma graça, ainda é uma novidade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.228 votes, average: 4,32 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário